Quanto carboidrato posso comer por dia?

Massas, frutas, vegetais e leguminosas devem representar até 55% das calorias ingeridas diariamente

Tem gente que foge das massas porque está fazendo dieta. Tem gente que nunca come à noite porque acha que engorda. E tem quem capriche no prato de massa para ganhar energia para fazer exercícios. Afinal, qual é a regra para a quantidade ideal de carboidrato que podemos consumir por dia?

“Em uma dieta equilibrada, eles devem representar de 45% a 55% das calorias ingeridas, ou seja, cerca de oito porções pequenas por dia”, explica a nutricionista Vanderli Marchiori, presidente da Apfit (Associação Paulista de Fitoterapia). Ou seja, quase metade do que comemos deve vir das fontes de carboidratos, como os cereais, as massas, as frutas e os vegetais.

Para ter uma alimentação balanceada, portanto, é importante combinar fontes variadas desse nutriente, conforme recomenda a Faculdade de Saúde Pública de Harvard, e privilegiar as fontes de carboidrato mais saudáveis e com fibras, como os grãos e massas integrais, as frutas, os vegetais (exceto a batata) e as leguminosas, de acordo com as recomendações do “Healthy Eating Plate”, elaborado pela instituição.