Os nutrientes do trigo

Além de gostoso, ele é rico em fibras e vitaminas como as do complexo B

A farinha de trigo é a base de algumas das comidas de que mais gostamos, como pão, pizza, macarrão, bolo, biscoitos… Mas o grão que dá origem a todas essas delícias tem muito mais a oferecer do que o prazer de comer. Afinal, o trigo é um cereal rico em nutrientes importantes para o nosso organismo. “Destacam-se os carboidratos, as proteínas e as vitaminas do complexo B, sendo que o trigo integral possui maior quantidade de fibras”, resume Maria Carolina von Atzingen, nutricionista da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo).

Em sua versão integral — seja em grão, para uma salada, ou em forma de farinha –, o trigo preserva seu farelo e o gérmen, as partes que concentram fibras, vitaminas do complexo B e sais minerais, como ferro e magnésio. O gérmen, considerado uma parte nobre do trigo, é rico em vitamina E, que atua como um antioxidante, ou seja, combate os radicais livres (moléculas que, em excesso, causam problemas como placas de gordura nas artérias ou a formação de tumores).

As fibras do trigo também têm um papel muito importante na nossa saúde. “Elas ajudam a melhorar a pressão arterial, a quantidade de gorduras no sangue, ou seja, o colesterol e os triglicerídeos”, afirma o endocrinologista Marcello Bronstein, professor da Faculdade de Medicina da USP.