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Massas são aliadas das dietas e da saúde

Pesquisa italiana conclui que esse tipo de carboidrato traz benefícios ao corpo e até pode ajudar no emagrecimento

Esqueça aquela velha ideia de que as massas são as grandes responsáveis pelos quilos extras no seu corpo. Ao contrário disso, um estudo italiano revelou que comer macarrões e afins pode auxiliar na perda de peso. Uma informação surpreendente, não é mesmo?

A pesquisa, realizada pelos cientistas George Pounis e Licia Iacoviello, do Neuromed – Mediterranean Neurological Institute, localizado em Pozzilli, na Itália, constatou que o consumo de massas, aliado a um regime sortido em alimentos naturais e repleto de gorduras boas, reduz o índice de massa corporal (IMC) e as medidas da cintura. Segundo Pounis, comer massas, contrariando o pensamento de muita gente, não está associado ao aumento do peso corporal, mas o oposto disso. “Os resultados provaram que consumir pastas, de acordo com as necessidades individuais, contribui para um índice corporal saudável, uma circunferência reduzida da cintura e uma melhor relação cintura-quadril”, esclareceu o pesquisador.

Publicado pelos autores no periódico científico Nutrition & Diabetes, o estudo coletou dados antropométricos e fez um acompanhamento dos hábitos alimentares de mais de 23 mil pessoas de duas regiões do país da bota. Os pesquisadores constataram que aqueles com o hábito de não dispensar os macarrões e outras massas da alimentação eram os mais propensos a seguir a dieta mediterrânea, reconhecida mundialmente por ser extremamente saudável.

A dieta mediterrânea representa fortes traços culturais e um conjunto de conhecimentos de vários povos. Diversa, é motivo de orgulho e inclusive foi classificada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Para quem não é familiar com essa alimentação típica dos países banhados pelo mar Mediterrâneo, ela geralmente é composta de pães, massas, grãos, frutas frescas e secas, ervas aromáticas, alho, laticínios, azeite de oliva, peixes e frutos do mar, basicamente ingredientes frescos e naturais.

Os cientistas destacaram que uma refeição saudável deve proporcionar nutrientes de todos os grupos alimentares. E, no caso de essa pesquisa sobre as massas, atestaram que o ponto a ser evitado é o exagero no tamanho das porções, pois pode levar ao desenvolvimento de doenças crônicas,  como a diabetes. Por isso, eles recomendam que a ingestão diária de diferentes tipos de pasta não ultrapasse os 65 gramas e a melhor maneira de consumir é escolhendo guarnições como vegetais, peixes, queijos magros e azeite de oliva, ou seja, elementos presentes na dieta mediterrânea.

Licia Iacoviello, coautora da pesquisa, afirma: “Algumas pessoas descartam as pastas completamente porque, na visão popular, comidas como essas são consideradas inadequadas quando o assunto é perda de peso. Esse estudo mostrou que eliminar massas não é uma atitude correta, já que se trata de um componente fundamental da tradição do Mediterrâneo e não há motivo para sua exclusão da dieta”.

Ultimamente, diante de tantos regimes que demonizam os carboidratos, é interessante enxergar que os macarrões e similares, quando atendem às necessidades nutricionais, são benéficos. Ingerindo porções moderadas e deixando de lado molhos supergordurosos e acompanhamentos pesados, é perfeitamente viável mantê-los no cardápio do dia a dia.

Fontes: 

Diário da Saúde, Massas engordam? Não, massas ajudam a manter o peso. Disponível em: <https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=massas-associadas-dieta-mediterranea-ajudam-nao-engordar&id=11521>.

Revista Casa e Jardim, Comer massas todos os dias ajuda a emagrecer, diz estudo. Disponível em: <https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/noticia/2019/05/comer-massas-todos-os-dias-ajuda-emagrecer-diz-estudo.html>