Macarrão não sabota a dieta

Ao contrário: ele pode ser um grande aliado de quem está querendo emagrecer

Carboidrato sofre. O macarrão que o diga, porque é um dos primeiros pratos a serem sumariamente cortados do cardápio de quem faz dieta. Mas será que precisa ser tão radical? “Não. O macarrão, aliás, é um grande aliado na perda de peso, pois ajuda a introduzir vegetais na dieta”, explica a nutricionista Vanderli Marchiori, presidente da Apfit (Associação Paulista de Fitoterapia).

Ela também chama atenção para o fato de o macarrão ser um alimento de baixo índice glicêmico, que é a capacidade de elevar o nível de glicose no sangue – uma informação muito importante não só para os diabéticos mas também para quem está fazendo dieta para perder peso.

Escolher alimentos de baixo índice glicêmico é a melhor escolha para quem quer emagrecer. “Quanto mais baixo é esse índice, menor a liberação de insulina, que é um hormônio que aumenta o apetite e favorece a formação de gordura corporal, principalmente a abdominal”, explica Vanderli. “O macarrão garante uma liberação menor de insulina, o que é fundamental para nosso corpo produzir mais massa magra do que gorda.”

Para reduzir ainda mais o índice glicêmico, a dica da nutricionista é cozinhar a massa sempre al dente. E escolher molhos leves, sempre com vegetais, como tomates frescos, abobrinha, brócolis, cenoura e beterraba. Proteínas também vão bem, então não é preciso abrir mão de um delicioso prato de macarrão à bolonhesa.