É bom colocar óleo na água do macarrão?

Não. Mas a gente ensina três truques para a massa não grudar durante o cozimento

Afinal, precisa colocar óleo ou azeite na panela ao cozinhar o macarrão? Pergunte a qualquer italiano da gema e a resposta será um sonoro “não!”. Apesar de ser um hábito bastante comum no Brasil, adicionar uma colherinha de azeite ou de óleo na água não ajuda em nada — até atrapalha. “Colocá-lo na água é um erro porque cria uma película escorregadia sobre a massa, o que não é bom”, explicam duas verdadeiras especialistas italianas, as veteranas Margherita e Valeria Simili, que colocam a mão na massa desde a infância e já comandaram também uma famosa escola de culinária.

O que acontece é que, na hora de escorrer o macarrão, o óleo adere na massa e a deixa escorregadia, o que dificulta a aderência do molho e certamente prejudica a degustação do prato. Se a ideia é não deixar o macarrão grudento, portanto, é melhor seguir as três dicas abaixo:

1 – Use uma panela grande

O macarrão expande durante o cozimento; se não houver espaço, ele vai se compactar num bloco.

2 – Calcule a proporção correta

O segundo passo para evitar o grude é colocar bastante água, para que a massa tenha espaço para cozinhar. A regra geral é 1 litro de água para 100 g de massa.

3 – Misture a massa

Uma mexidinha nos dois primeiros dois minutos de cozimento ajuda a separar a massa quando ela começa a ficar revestida de amido, que é grudento e facilita a aderência.