Todos

Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial

Alimentação correta é fator-chave para prevenir e controlar a Doença

A hipertensão arterial é um problema de saúde pública que atinge mais de 30 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Popularmente conhecida como pressão alta, ela acontece quando o sangue exerce uma pressão muito forte dentro das artérias para poder circular. A doença não é seletiva e acomete pessoas de todas as idades e todos os sexos. Por isso, em 26 de abril, é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, com o objetivo de lembrar que a prevenção é a maneira mais eficaz de reduzir seus riscos.

Cuidar da alimentação é um passo muito importante, tanto para prevenir quanto para combater a enfermidade. Para manter a pressão arterial em níveis normais, a ingestão de sódio deve ser moderada. A nutricionista Vanderli Marchiori atesta que o consumo controlado ou reduzido de sal de cozinha é uma das formas mais eficazes de tratar essa patologia, ao passo que ingerir alimentos ricos em sódio (embutidos, queijos e temperos prontos, por exemplo) deve ser evitado, bem como a adição de sal nas preparações já prontas.

Segundo a nutricionista, a hipertensão é uma doença com múltiplas causas e com tratamentos diversos. Ela afirma que dentro das recomendações da Dieta Dash (Dietary Approach to Stop Hypertension) existe a necessidade de uma alimentação rica em vegetais vermelhos, amarelos e verdes ao longo do dia, pois eles garantem uma enorme variedade de fitoquímicos chamados polifenóis. Os polifenóis são justamente as substâncias coloridas presentes nesses alimentos e estimulam a atividade anti-inflamatória e a melhora da circulação sanguínea, auxiliando bastante na redução da pressão arterial.

“Abuse de frutas de diferentes cores, verduras de folhas escuras e legumes amarelos e alaranjados. Consuma pelo menos quatro porções de carboidratos integrais ao longo do dia, pois quanto mais baixo for o índice glicêmico, maior será a eficácia de todas as estratégias para melhorar a saúde”, recomenda a profissional.

Recentemente, pesquisas apontaram a beterraba como uma grande aliada dos hipertensos. A Associação Americana do Coração publicou, em seu Journal Hypertension, um estudo realizado pelos britânicos da Queen Mary University, de Londres, em que foi constatado que um copo de 250 ml de suco de beterraba por dia é suficiente para diminuir em 7% a pressão arterial.

A hortaliça arroxeada possui em sua composição nitratos, substâncias que são convertidas dentro do organismo em óxido nítrico, um gás capaz de relaxar e dilatar as artérias e os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo do sangue e reduzindo, assim, a pressão.

É possível incluir a beterraba no cardápio de diversas maneiras: em saladas, sucos, sopas e também em bolos, neste caso, é recomendado comer  eventualmente. A vantagem é que por ter a raiz em sua receita, o bolo pode ser uma maneira criativa de variar o consumo desse vegetal.

Confira como preparar uma versão deliciosa de red velvet de beterraba:

Bolo red velvet de beterraba

Ingredientes

Massa:

  • 2 beterrabas grandes raspadas e picadas
  • 3 ovos
  • 2 colheres (sopa) de azeite ou óleo vegetal
  • 1 xícara (chá) de leite semidesnatado
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo – metade integral
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio:

  • 500 g de queijo cottage
  • 1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

Massa:

Bata as beterrabas, os ovos, o azeite e o leite no liquidificador. Em seguida, despeje numa vasilha e acrescente a farinha, o açúcar e o fermento. Misture bem e transfira a massa para uma assadeira untada, apenas pincelada com margarina light. Asse em forno preaquecido por 30 minutos. Depois de assado, retire o bolo do forno, espere esfriar, desenforme e corte-o em camadas.

Recheio:

Numa batedeira, misture o queijo cottage e 1 xícara (chá) de açúcar. Bata em velocidade baixa por 3 minutos.

Montagem:

Passe o creme de queijo entre as camadas de bolo, sempre alternando recheio e massa. Para finalizar, aplique açúcar de confeiteiro por cima.