Todos

Dia do Hambúrguer

Para comemorar o dia que celebra o popular sanduíche, conheça sua história e aprenda a fazer uma versão diferente desse lanche

Ele está presente nas refeições, nas lanchonetes, nos food trucks, em jingle publicitário antigo que não sai da cabeça, nos aniversários e em muitas outras ocasiões. E, por falar em aniversário, o dele é celebrado hoje, 28 de maio: o Dia Mundial do Hambúrguer.

A criação dessa carne, que é popular no mundo inteiro, remete à Alemanha, na cidade de Hamburgo, como se pode notar pela origem de seu nome. Foi do país germânico que saiu uma enorme massa migratória para os Estados Unidos, e esses alemães levaram com eles o que se tornaria o famoso hambúrguer.

No Novo Mundo, foi transformado em sanduíche com o acréscimo do pão. E não só isso, os estadunidenses também incrementaram com outros complementos diversos, como queijo, molho e salada. A partir daí, o lanche passou a ser vendido em estabelecimentos não apenas daquele país, mas de todo o mundo. Mas foi pelas mãos do norte-americano Robert Falkenburg que o hambúrguer chegou ao Brasil, em 1952, quando ele desistiu de sua carreira de tenista profissional e abriu a primeira loja do Bob’s, em Copacabana.

Hoje em dia, o prato tem ganhado versões gourmet e até releituras de chefs consagrados – percebam, já virou até prato! Há uma infinidade de ingredientes que são usados para sua composição, desde diferentes tipos de carnes; como picanha, Black Angus, cordeiro, peru, salmão; passando por versões vegetarianas, como o falafel, queijos variados, tipo Gouda, gorgonzola, cheddar, o brasileiríssimo canastra; e até itens sofisticados, como trufas e caviar. Os pães usados para montá-lo também podem ser sortidos: tradicional com gergelim, australiano, italiano, brioche e por onde mais a criatividade possa fluir.

Um ponto importante a ser lembrado é que o hambúrguer pode ser uma armadilha calórica, devido aos acompanhamentos gordurosos de costume, como batata frita, maionese e outros molhos. Equilibrando bem sua alimentação, é possível comemorar essa ocasião se deliciando com o homenageado do dia.

Pão de Hambúrguer

Ingredientes

  • 30 g de fermento biológico fresco
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1½ xícara (chá) de água
  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente)
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 1 ovo
  • 5 colheres (sopa) de margarina
  • Óleo para untar
  • Gergelim para polvilhar

Modo de preparo

Comece dissolvendo o fermento com o açúcar e a água.

Em uma tigela grande, coloque a farinha, o sal, o ovo e a margarina. Despeje a mistura de fermento e sove a massa com as mãos por 3 minutos ou até desgrudar das mãos. Se necessário, acrescente mais farinha. Cubra e deixe descansar por 30 minutos.

Divida a massa em 20 partes e modele pães redondos. Transfira para uma forma untada com óleo, um do lado do outro, cubra e deixe descansar novamente por 30 minutos.

Polvilhe os pães com gergelim e leve ao forno médio, preaquecido, por 25 minutos ou até dourar.

Retire e deixe amornar para servir.

Hambúrguer de peixe com molho tártaro

Ingredientes

Montagem

5 pães para hambúrguer

5 hambúrgueres de peixe

Molho tártaro

Alface americana a gosto

Fatias de tomate a gosto

Fatias de cebola a gosto

10 fatias de queijo cheddar para lanche

Hambúrguer de peixe

1/2 xícara das de chá de cebola cortada em cubos bem pequenos

1 dente de alho amassado

500 gramas de cação fresco moído ou carne moída de peixe ou de siri

1 colher das de café de caldo de peixe em pó 0% de gordura

1 colher das de chá de coentro fresco picado

6 colheres de cheiro verde fresco bem picado

Sal, pimenta do reino branca, pimenta vermelha, mostarda e noz-moscada à gosto

Molho tártaro

3 colheres das de sopa de maionese

3 colheres das de sopa de creme de leite UHT

2 colheres das de sobremesa de mostarda

150 gramas de picles cortado em cubos bem pequenos

2 colheres das de sopa de cenoura crua ralada

1 colher das de chá de cebola ralada

1 colher das de chá de caldo de limão

1 colher das de café de folhas de coentro fresco bem picado

1 colher das de sopa de folhas de salsinha fresca bem picada

2 saches de adoçante a base de sucralose ou 4 colheres das de chá de açúcar

Água filtrada se necessário

Modo de Preparo

Hambúrguer: em uma tigela misture bem todos os ingredientes e deixe descansar por 10 minutos. Despreze o liquido que formou na tigela, divida a massa em cinco porções, leve para assar em forno pré-aquecido a 200 °C ou frite em uma grelha. Retire do forno e monte os hambúrgueres a seu gosto.

Sugestão de montagem: Pão-> Molho tártaro-> Hambúrguer de peixe-> Fatias de queijo-> Folhas de alface-> Fatias de tomate-> Fatias de cebola-> Molho tártaro-> Pão.

Fonte: Guia da Cozinha e Abimapi