Como não engordar nas festas de fim de ano

Quem disse que não dá para aproveitar todas as comemorações sem sair da linha?

Chegando o fim do ano, começa a temporada de comemorações, amigos ocultos, confraternizações… Falta dia na semana para marcar tanto encontro, tanto chope. Mas essa é uma época muito bacana, em que estamos mais abertos para socializar, e isso é muito bom, pois nos proporciona bem-estar emocional. Afinal, quem não gosta de se divertir com amigos e familiares que nem sempre estão por perto?

Por isso dezembro tem o estigma de ser o mês da engorda. Tem quem já se prepare para essa época e já explique que vai engordar sim, que esse mês não é de preocupação e que o bom é comer e beber tudo o que quiser.

Mas também dá para aproveitar sem chutar (muito) o balde. Que tal eleger, entre os sete dias da semana, dois eventos em que você vai relaxar e não pensar em calorias? Nos outros cinco dias, dá para manter o controle, não se exceder na quantidade. Fazer esse equilíbrio entre quantidade e qualidade é uma boa dica – o que é melhor, comer muita salada ou uma porção razoável de camarão gratinado?

Outra estratégia importante é manter a atividade física regular, não perder os treinos, mesmo que sejam mais curtos, mas que sejam diários. Isso ajuda bastante a manter o metabolismo eficiente em sua tarefa de gastar calorias, mesmo em repouso. Outra tática é fazer dois treinos curtos por dia, um pela manhã e outro no final da tarde, mesmo que de 20 minutos cada um. Assim, você estimula seu metabolismo duas vezes no dia, o que otimiza o gasto calórico total do período.

De resto, é ser feliz e aproveitar essa ótima época do ano. E para o pessoal que gosta de começar o Ano Novo prometendo que esse vai ser diferente, e que o plano é ficar em forma e saudável, comendo melhor e fazendo exercício físico os dias, um lembrete: promessa é dívida. E quem cobra essa dívida é a sua saúde! Boas festas!