Alimentação equilibrada

Conheça o que você come

Cardápios para o dia a dia

Márcio Atalla

Mito ou verdade?

Comer macarrão à noite engorda?

MITO

Tem gente que faz dieta e evita o macarrão no jantar porque acha que comer carboidrato à noite engorda. Essa desconfiança, porém, não procede. “Os estudos mais recentes que comparam as pessoas que param de comer carboidratos às 18h e as que distribuem esse consumo ao longo do dia mostram que é um mito que comer carboidrato à noite engorda”, explica o consultor e professor de educação física Marcio Atalla. “O que realmente importa para engordar ou não é a quantidade de calorias que se consome ao longo do dia e o quanto dessas calorias é gasto. O ideal é ter um consumo de carboidrato fracionado ao longo do dia associado a um estilo de vida ativo e saudável.”

Parar de comer carboidratos faz mal à saúde?

VERDADE

Algumas dietas pregam o corte dos carboidratos e reforçam o consumo de proteínas e de gorduras. Essa troca, porém, pode ser prejudicial à saúde. “Ninguém deveria seguir essa alimentação sem acompanhamento médico, pois existe risco aumentado de desenvolver doenças cardiovasculares e de sobrecarga nos rins ”, explica a nutricionista Vanderli Marchiori, presidente da Apfit (Associação Paulista de Fitoterapia). Como carboidratos são nossa principal fonte de energia, cortá-los do cardápio pode causar sensação de fraqueza, desânimo e até falta de concentração. “A glicose é fundamental para o bom funcionamento do cérebro. Quem não come carboidratos suficientes não consegue raciocinar direito nem captar e fixar novas informações”, afirma a nutricionista Adriana Ávila, membro da Câmara Técnica do CRN-3 (Conselho Regional de Nutricionistas – 3ª Região).

Farinha integral engorda menos que a branca?

MITO

Do ponto de vista das calorias, dá empate entre os dois tipos de farinha: são 340 calorias em 100 gramas de cada uma. O que as difere é que a farinha integral vem com o gérmen e a casca do trigo, por isso tem mais fibras do que a branca, que passa por um processo para separar esses componentes. As fibras fazem com que a farinha integral demore mais para ser completamente digerida, e por isso as massas feitas com ela nos dão mais saciedade, um ponto positivo para quem está fazendo dieta. Já a farinha branca, por ser mais leve e macia, é a mais indicada para fazer bolos e pães mais fofos.