Todos

Carboidratos são essenciais

As dietas da moda querem dizer o contrário, mas estudos comprovam que ingerir carboidratos de forma moderada é essencial para uma vida saudável.

Ultimamente, muito se fala em dietas low carb, aquelas que propõem a restrição dos carboidratos na alimentação. Mas o que muitas pessoas não sabem é que por trás dessa onda há inúmeros efeitos colaterais ao organismo, como diminuição da memória, alterações de humor e queda da imunidade, segundo pesquisa realizada pela Universidade Tufts, nos Estados Unidos, citada no artigo escrito por Fabio Codeço e publicado no dia 22 de fevereiro, na revista Veja, acerca do tema.

Ele cita a importância da ingestão de fibras encontradas nas farinhas, por exemplo, e a deficiência de nutrientes que as dietas restritivas podem causar. O autor elenca uma série de pesquisas sobre o assunto, abordando os perigos implicados em cortar os carboidratos da dieta e até mesmo as mudanças nos hábitos alimentares enraizados nas culturas de vários países. 

Nesse mesmo texto, o fisiologista Paulo Roberto Santos Silva, do Centro de Medicina Esportiva do Hospital das Clínicas de São Paulo, alerta: “O carboidrato é a principal fonte de energia para o corpo e o cérebro, e sua limitação impacta diretamente o desempenho físico e mental do indivíduo”.

Por fim, alimentos comumente considerados vilões são absolvidos, como o pão, o macarrão e a batata, aliados na prevenção de doenças, regulação do sistema digestivo e até mesmo na perda de peso.

Para ler o artigo “Sim, pode – e deve”, clique aqui.