5 dicas para fazer um bolo perfeito

Descubra como deixar a massa bem fofinha e arrasar com qualquer receita

Para muita gente, fazer com que o bolo saia do forno grandão e fofinho parece um enigma indecifrável. Mas, na verdade, é mais fácil do que parece. No fundo, fazer um bolo perfeito requer mais disciplina do que criatividade. Afinal, é quase um experimento químico: os ingredientes precisam ser misturados na ordem definida na receita para que as reações certas aconteçam e deixem a massa bem leve e aerada. Basta seguir alguns passos simples para garantir o sucesso da receita – confira abaixo.

Escolha a forma certa

O tamanho da forma também é sagrado. Enquanto assa, o bolo geralmente ganha um volume de 50% a 100% maior. Ou seja, improvisar aquela forma menor do que a indicada na receita vai causar a maior sujeira no forno. O material também influi: as formas de vidro ou antiaderentes escuras pedem uma redução de temperatura de forno se comparadas às de alumínio prateadas.

Pese — e não meça — a farinha

Só com uma balança é possível medir a quantidade exata de farinha. Especialmente porque muita gente tem o costume de dar umas batidinhas no copo ou xícara usados como medidores. Com isso, a farinha fica compactada, ou seja, acaba-se adicionando mais do que o necessário, e a massa fica pesada. Não tem balança? A dica é usar uma colher para encher a xícara de farinha, sem compactar, e passar uma faca pela altura da borda para eliminar o excesso.

Use ingredientes em temperatura ambiente

Ovos, leite e manteiga devem sempre estar em temperatura ambiente. Quando está macia, a manteiga deixa o bolo mais fofinho e mais alto. Já os ovos e o leite mantêm a temperatura da massa consistente.

Areje bem a massa

Para o bolo ficar bem fofo, é essencial que a massa esteja bem arejada. Algumas dicas para isso são peneirar a farinha, o açúcar e outros ingredientes sólidos (como o chocolate), usar um fuê para evitar a formação de grumos e nunca bater a massa vigorosamente, para o bolo não solar. Nas receitas que pedem manteiga e açúcar, misturar apenas os dois ingredientes antes de começar, até que virem um creme macio, aumenta o volume do bolo.

Tá pronto? Já pro forno!

Assim que terminar de misturar a massa, leve-a direto para o forno para garantir o melhor crescimento possível. Afinal, o fermento (ou bicarbonato) começa a agir assim que entra em contato com os ingredientes úmidos. A forma deve ficar bem no centro do forno, para que uma de suas pontas não fique mais queimada do que a outra. Tudo certo? Feche a porta do forno com cuidado — um tranco deixa escapar as bolhinhas de ar que estão dentro da massa e que deixarão o bolo mais fofinho.

Fontes: BBC Good Food, Martha Stewart e Cooking Light