5 cafés da manhã para antes do treino

Pão, torrada e bisnaguinha são excelentes fontes de energia para fazer exercícios

O café da manhã é uma refeição super importante, especialmente para quem gosta de fazer exercícios já no começo do dia. “Quando estamos bem alimentados, garantimos a energia e o pique necessários para a prática da atividade física”, afirma a nutricionista Vanderli Marchiori, presidente da Apfit (Associação Paulista de Fitoterapia).

Antes de sair para treinar, é preciso ingerir carboidratos, pois são eles que fornecem energia aos nossos músculos. E os alimentos à base de trigo, como pão, torrada e biscoitos – brancos ou integrais – são fontes importantes desse nutriente. Já os alimentos ricos em gordura devem ser evitados, pois comprometem a disponibilidade de energia para a prática de atividade física, explica Vanderli.

Quer algumas ideias para fazer um café da manhã balanceado? A nutricionista dá cinco sugestões para se alimentar bem antes de sair de casa – e uma última dica. “Se a atividade for realizada muito cedo, é preciso testar o fracionamento do café da manhã para que não haja desconforto durante a prática. Se isso acontecer, comece bebendo o suco ou a vitamina e complete o desjejum após o término do treino.”

Vegê com frutas

Pão integral com queijo branco + Suco de uva batido com banana + 1 maçã

Pãozinho e vitamina

Pão francês com pasta de ricota + Leite integral batido com aveia e mamão + 1 banana

Desjejum crocante

Torradas com pasta de tofu temperada + Iogurte com 3 colheres de granola e frutas vermelhas picadas + 1 copo de suco de limão

Sandubinha

Bisnaguinhas com queijo branco e tomate + Leite integral batido com banana, maçã e mamão

Integral com frango

Pão integral com pasta de frango + 1 maçã + Suco de manga com aveia e água de coco