Todos

4 dicas para fazer rabanadas deliciosas

O chef confeiteiro da Confeitaria Colombo ensina como deixar o pão macio por dentro e crocante por fora

Nas festas de fim de ano, uma coisa que não pode faltar é a tradicional rabanada. Para muita gente, ela tem sabor de infância, como para Thiago Faro, chef confeiteiro da Confeitaria Colombo, uma das mais antigas do país, fundada no Rio de Janeiro em 1894. Ele adora rabanadas desde pequeno. “Comia até dar dor de barriga”, diz.

Esse tradicional quitute português pode ser feito de muitas formas diferentes; em algumas regiões de Portugal, por exemplo, o pão é molhado em vinho. Por aqui, cada família tem a sua receita. A de Thiago gosta de preparar uma rabanada recheada com doce de leite. “É a que mais me encantou até hoje e realmente fica uma delícia”, diz o chef confeiteiro.

Seja qual for a receita, porém, ele dá quatro dicas para fazer uma rabanada perfeita:

1 – Use pão amanhecido

Algumas padarias vendem um pão especial para fazer rabanadas, mas na verdade elas podem ser feitas também com outros tipos de pão. O importante é que ele esteja amanhecido. “Assim ele recebe a umidade sem destruir sua estrutura”, explica Thiago.

2 – Não encharque o pão

Se o pão absorver muito líquido, vai ficar pesado e meio chocho. Por isso, nada de encharcar o pão com a mistura à base de leite, ensina o chef confeiteiro. “O pão funciona como uma esponja. A gente só deve umedecê-lo, colocando-o sobre a mistura, apertando delicadamente e retirando rapidamente.”

3 – Sele a rabanada com ovo

Na maioria das receitas, o ovo é misturado ao leite para umedecer o pão, mas Thiago segue a técnica portuguesa. Primeiro ele passa o pão na mistura de leite e só depois passa a rabanada nas gemas levemente batidas. “A gema funciona como um isolante, deixando o pão mais crocante por fora e molhado por dentro”, ensina.

4 – Frite em óleo bem quente

Para finalizar, as rabanadas vão para a frigideira para serem fritas em óleo bem quente. Dessa forma, o pão não fica encharcado de óleo, e sim crocante, explica Thiago.