4 benefícios do trigo para a saúde

Além de melhorar nosso humor, ele também dá uma força no combate ao colesterol e na recuperação dos músculos

O trigo é o segundo cereal mais produzido no mundo, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), e faz parte da nossa dieta há mais de 12 mil anos. Não restam dúvidas, portanto, sobre sua importância na nossa mesa: de 45% a 60% das calorias ingeridas todos os dias devem vir dos carboidratos, que estão presentes no trigo e na sua farinha, que dá origem ao pão, ao macarrão, ao bolo, ao biscoito… E essas calorias estão longe de ser vazias, afinal o trigo também traz muitos benefícios à saúde — confira, a seguir, quatro deles.


1 – É nossa principal fonte de energia

O carboidrato é um nutriente essencial porque é a nossa fonte natural de energia. Quando ele é digerido, transforma-se em glicose, o combustível para todas as nossas funções vitais, para o crescimento e para a reparação dos tecidos. Uma dieta pobre em carboidratos causa transtornos como sensação de fraqueza, desânimo e até mesmo falta de concentração. “A glicose é fundamental para o bom funcionamento do cérebro. Quem não come carboidratos suficientes não consegue raciocinar direito nem captar e fixar novas informações”, afirma a nutricionista Adriana Ávila, membro da Câmara Técnica do CRN-3 (Conselho Regional de Nutricionistas – 3ª Região).

2 – Recupera os músculos

Antes dos exercícios, os carboidratos fornecem energia para o corpo. Depois, ajudam na recuperação ao repor o glicogênio, que é o estoque de energia dos músculos. Se esse estoque não é recomposto, perdemos massa muscular. “As melhores fontes de carboidratos são as de fácil digestão e absorção, como as torradas, os biscoitos de água, o macarrão, o arroz, as batatas e o pão”, explica a nutricionista Tânia Rodrigues, especialista em nutrição esportiva e diretora técnica da consultoria RG Nutri. Sem esses alimentos, podemos sentir falta de energia logo no começo do treino, além de fadiga, dor de cabeça, irritabilidade e câimbra (e até desmaiar).

3 – Melhora nosso humor

Carboidratos são importantíssimos para manter o bom humor, pois são ricos em glicose, e ela está relacionada à produção de serotonina, o neurotransmissor responsável pelo bom humor e pela sensação de bem-estar. Além disso, a glicose também ajuda na estabilidade da pressão e do sono, explica Beatriz Botéquio, nutricionista da consultoria Equilibrium. O consumo equilibrado de alimentos ricos em carboidratos deixa o nível de glicose no sangue estável, contribuindo para manter a atenção e reduzir a irritabilidade.

4 – Controla o colesterol e o diabetes

Cereais integrais, como se sabe, são excelentes fontes de fibras. Elas não só fazem nosso sistema digestivo funcionar melhor como também ajudam a controlar o colesterol e os níveis de glicose no sangue de quem tem diabetes. O farelo do trigo, por exemplo, é rico em fibras solúveis, que trazem dois benefícios: retardam a absorção dos carboidratos pelo intestino, ajudando a controlar a entrada de glicose no sangue, e ajudam a controlar os níveis de colesterol.