Todos

3 momentos em que o trigo fez história

10 de novembro é o Dia Mundial do Trigo, o dia em que celebramos um alimento nutritivo que faz parte da nossa história há muito tempo.

Arqueólogos acreditam que o trigo começou a ser cultivado por volta de 9 mil anos atrás, na região da Turquia. O grão rapidamente se espalhou pelo mundo e tornou-se parte da dieta de muitas culturas. Alguns historiadores dizem que o cultivo do grão foi o que permitiu o surgimento de várias civilizações.

No Egito, ele era colocado dentro de pirâmides pois os antigos egípcios acreditavam que isso daria energia a seus faraós em sua passagem. Na Grécia Antiga, o trigo deu energia aos exércitos espartanos em suas longas marchas.

Há quem diga que o Brasil nunca teria sido descoberto se não fosse pelo trigo. Os navios portugueses eram abastecidos com biscoitos feitos com trigo, eles eram secos e duros para que durassem por vários meses. Sem estes biscoitos, é possível que os marinheiros na época das Grandes Navegações não tivessem comida
suficiente para chegar às Américas.

O trigo foi fundamental para o nosso progresso e esteve presente nos momentos mais importantes da história da humanidade. Ele é um alimento nutritivo e versátil, que pode ser usado para preparar muitos pratos deliciosos.

Por isso, neste dia comemoramos este grãozinho que nos permitiu crescer tanto. Feliz Dia do Trigo.