10 pratos para provar na Itália

Explore o cardápio e conheça dez pratos típicos – e bem diferentes — de cada região do país

Nem só de pizza e espaguete vive o turista na Itália. Quem viaja a esse país que tanto cultua as massas deve ir munido de um espírito gastronômico bem aventureiro, porque o cardápio de seus restaurantes e cantinas tem muita coisa diferente para oferecer. Você já provou um canederli? Tem coragem de encarar um crostino toscano? Então embarque nessa lista e descubra o que são essas e outras delícias que não dá para perder quando se viaja à Itália.

1 – Pesto genovese

 Lá não tem essa de nozes e castanha do Pará no molho. Até fica bom, mas melhor mesmo é provar a receita original, feita com pinoli, manjericão, azeite, alho e queijo Pecorino ou Parmigiano Reggiano.

2 – Riso al bergamotto
Esse é um risoto típico da Calábria e que tem como principal ingrediente a mexerica cultivada nessa região. A receita aproveita o sumo e também raspas de sua aromática casca.

3 – Lasagna al ragù

Um dos pratos típicos de Bolonha, sua receita tradicional alterna camadas de massa feita com ovos, ragu de carne e molho bechamel.

4 – Risi e bisi
É um risoto bem molhado, quase uma sopa, muito servido na região do Vêneto. Na receita, vai arroz Vialone Nano, pancetta e ervilhas — que estão especialmente frescas na primavera.

5 – I canederli
Essa massa tradicional do Trento é preparada com pão, ovo, presunto cru defumado e queijo — e pode ser saboreada com ou sem caldo, mas sempre temperada com manteiga derretida.

6 – Crostino toscano
Quem tem estômago aventureiro está pronto para experimentar esse pão tostado coberto com um patê à base de fígado de frango, alcaparras e alho.

7 – L’insalata di rinforzo
Cada família tem sua própria receita secreta desse prato originário da região da Campânia. Mas podemos dar pistas: é uma mistura de papaccelle (pimentão vermelho local), anchovas, pepino, alcaparra, azeitona e couve-flor, tudo temperado com vinagre.

8 – Sugo all’Amatriciana

É o molho romano por excelência, à base de guanciale (um tipo de bacon feito com a bochecha do porco), tomate e cebola, com um toque de pimenta fresca.

9 – La bagna càuda
No inverno, as verduras da estação são acompanhadas desse molho piemontês de alho e anchovas encontrado na região de Langhe, famosa por suas trufas.

10 – Culurgiones de casu
Supere o nome estranho e prove essa massa originária da Sardenha, bem macia e recheada com Pecorino (ou “casu”, no dialeto local) e acelga temperados com noz moscada e açafrão.